Rede Universitas

A Rede Universitas/Br caracteriza-se como uma rede acadêmica que conta com pesquisadores de Universidades e de diferentes Instituições de Ensino Supeiror (IES) de todas as regiões do país, visando à pesquia e à interlocução entre pares que têm  em comum a área do conhecimento “Políticas de Educação Superior”. A Rede congrega pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT 11) – Polítiva de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e de várias IES do país.
A Rede nasceu e se estruturou desde o início dos anos 1990 a partir de projetos acadêmicos de pesquisa integrados, o que tem resultado em seminários, publicações coletivas, formação de grupos, núcleos e diretórios de pesquisa, constituição de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação e formação de estudantes no âmbito da iniciação científica e dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado diretamente ligados aos pesquisadores da Rede.
Trata-se de uma Rede aberta e não estabelecida como pessoa jurídica. A entrada de pesquisadores e estudantes na Rede vem se dando e deve continuar a ocorrer via projetos de pesquisa integrados ou articulados. Assim, tal indicação cabe aos coordenadores dos projetos de pesquisa e pesquisadores da Rede.
Cada projeto integrado ou articulado deve garantir sua autonomia e, ao mesmo tempo, sua fidelidade aos princípios históricos e críticos que norteiam a Rede. Deve, pois, exceder a agenda governamental na definição, tratamento e análise dos objetos de estudo. A base empírica e o referencial teórico devem, assim, ir além da pauta oficial, buscando estabelecer um aprofundamento crítico e epistemológico em cada temática/objeto de conhecimento.
Proxima
Primeira