MOÇÃO DE REPÚDIO

 


Os/As pesquisadores/as da Rede Universitas-BR manifestam seu repúdio ao ato racista protagonizado no dia 21/06/2023 por uma docente da Faculdade de Educação da UFRJ, contra a professora Jussara Marques de Macedo, conforme denúncia feita por 53 estudantes matriculados na disciplina “Psicologia do Desenvolvimento e Educação”, em carta publicada em 22/06/2023. Nesta carta, ficaram evidentes os indícios de que a referida professora da Faculdade de Educação da UFRJ manifestou seu preconceito, disfarçado em avaliações infundadas acerca da competência profissional da sua colega professora Jussara, considerando como único critério para avaliar sua competência a cor da sua pele. Acusar pessoas negras de incompetência, de inadequação, de incompatibilidade é uma velha prática que se reproduz ao longo de séculos em nosso país e se faz presente, inclusive, no cotidiano de nossas instituições de ensino superior.

Estamos consternados por saber que, em uma Faculdade de Educação de uma das maiores universidades do país, a competência profissional de uma docente do magistério superior tenha sido questionada com clara relação à cor de sua pele, de forma maldosa e preconceituosa, desprovida de fundamento ou mesmo de referência à comprovada produção científica e à reconhecida prática docente da professora Jussara.

Tal atitude demonstra incompatibilidade com os princípios éticos e morais que sustentam as regras de sociabilidade, tais como: empatia, respeito, cordialidade, honestidade e observância dos valores democráticos, especialmente o respeito à diversidade étnica e racial, de gênero, de orientação sexual e/ou religiosa. Observamos que a negritude nunca foi nem nunca será critério de avaliação de competência profissional.

A competência acadêmica e científica da professora Dra Jussara Marques de Macedo é reconhecida nacionalmente, sendo  integrante da rede de pesquisadores – Universitas/Br, que congrega cerca de 500 pesquisadores de diversas instituições, de todas as regiões do país, que integram vários diretórios e grupos de pesquisa, sendo uma Rede consolidada na área de educação superior, com vários pesquisadores experientes, incluindo bolsistas produtividade, atuando em programas de pós-graduação stricto sensu na área de educação e outras afins.

Esperamos que a Faculdade de Educação da UFRJ e sua Reitoria encaminhem e deem imediatamente as medidas administrativas cabíveis para apurar os fatos denunciados pelos 53 estudantes, de modo a responsabilizar e fazer responder por eventuais atos racistas a servidora denunciada, respeitando os princípios de transparência, ampla defesa e de presunção de inocência, demonstrando sua política institucional antirracista.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »