Em defesa de Ivana Jinkings e da Boitempo


Mais informação:
As ameaças fascistas à Ivana Jinkings, editora da Boitempo, são gravíssimas.
Mesmo sabendo-se tratar de esgares de grupelhos isolados socialmente, não convém vacilar. Sua casa editorial tornou-se presença marcante e referência na vida intelectual e política do país nas últimas duas décadas.
Ivana dignificou a edição de livros do pensamento crítico, no mais das vezes realizados anteriormente com rarefeito apuro editorial e gráfico. Sem ter um banco ou algum aporte significativo de capital, essa brava paraense de família comunista herdou o melhor das tradições cabanas de sua terra.
Corre riscos, trabalha como uma moura, vara madrugadas e nos brinda com edições impecáveis. Sua última façanha é tirar Lenin do baú dos malditos e recolocar na praça novas traduções de um dos maiores intelectuais do século passado.
Agora, vagabundos que vagam pelas sombras passaram a ameaçá-la com telefonemas agressivos e zaps covardes. Tudo por ter decidido lançar obras com fundamentos do pensamento de Marx para crianças.
Ivana Jinkings é um patrimônio da cultura brasileira, uma editora da linhagem de Enio Silveira (1925-96), também comunista e editor da Civilização Brasileira.
É urgente denunciar e exigir das autoridades paulistas garantias de segurança a Ivana Jinkings e à Boitempo.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »